Opiniões Musicais - ESC 2015: Áustria, Espanha, França, Itália e Reino Unido




THE MAKEMAKES - "I AM YOURS"


Luís Sousa & Vânia Fernandes: Realmente o início deste tema lembra o "Greatest Love Of All". Apesar desse pormenor é um tema bem concebido, e o intérprete dá tudo de si. É obviamente uma canção completamente diferente do tema vencedor na edição anterior, mas até é um tema que pode surpreender, pois é diferente dos restantes. Fica no ouvido, o que pode ajudar. A grande dificuldade prende-se sobretudo com o facto de a Áustria ter sido a vencedora do ano passado.

Ricardo Soler: É sempre ingrato ser-se participante quando o nosso país é o anfitrião do certame. Os Makemakes trazem uma cantiga (que juro já ter ouvido a melodia noutro lado) esquecível e com muito pouco interesse, especialmente em comparação com a participação icónica de Conchita.

Suzy:  O país anfitrião está, de certa maneira, a jogar pelo seguro, é uma balada muito bonita mas não extraordinária. Sendo este ano o ano das baladas, não se vai destacar, falta o momento de elevação do tema para que o tornasse mais interessante, algo de diferenciador que quebrasse um pouco aquela linha melódica que, ao fim de algum tempo, se torna previsível. Realmente o cantor tem uma grande voz, sem dúvida, todos têm um look atual e alternativo, que é algo que se tem vindo a observar no ESC 2015. Acredito que os The Makemakers poderão surpreender e ficar bem classificados.




EDURNE - "AMANECER"


Luís Sousa & Vânia Fernandes: A Espanha quer chegar novamente às primeiras posições do evento, com a entrada de uma canção com uma orquestração muito forte e muito bem conseguida. Além de Edurne ser linda, é sem dúvida uma excelente cantora, com uma excelente capacidade vocal. A Espanha leva um tema para ganhar, sem dúvida, e se Edurne tiver sempre uma postura forte e uma entrega vocal, como será de esperar, pode surpreender. 

Ricardo Soler: Sou fã da Edurne desde os tempos dela da Operación Triunfo. O tema prometia muito, não só pelos compositores e pela intérprete, mas também graças ao bom funcionamento da máquina de promoção espanhola. Esperava muito mais deste mid tempo étnico, mas é impossível não ficar com o refrão na cabeça. Se a apresentação em palco for boa pode ser que Espanha obtenha um dos melhores resultados dos últimos anos.

Suzy: Estou surpreendida pela positiva com o tema de Espanha. Mais uma vez, a nível instrumental, a linha melódica é poderosíssima, e o poder e com a força que este tema tem faz-me lembrar Pastora Soler. Em termos vocais, a Edurne é uma boa intérprete, encaixa-se na perfeição mas não tem a extensão vocal da Pastora Soler. A nível visual Edurne é uma cantora muito forte, carismática e muito bonita.



LISA ANGELL - "N' OUBLIEZ PAS"


Luís Sousa & Vânia Fernandes: Um bonito tema com uma bela mensagem e uma intérprete com uma excelente capacidade vocal e interpretativa. A França continua a ser dos poucos países que aposta sempre na sua língua materna, o que é muito bom para a preservação da sua cultura. A orquestração do tema é muito bem conseguida e a canção cresce, tal como a intensidade na interpretação da vocalista. 

Ricardo Soler: Dos finalistas é para mim a canção mais aborrecida. A intérprete não consegue dar vida à canção, que já nasceu com muito pouco para dar. Os temas sobre a paz e a guerra já foram muito cantados na Eurovisão, e este não traz nada de novo.

Suzy: Bravo, trés belle, à cantora Lisa, tal como ao tema. Finalmente a França levou um tema fenomenal à Eurovisão. A nível melódico é bastante forte, a nível de interpretação Lisa está excepcional. Tem uma colocação de voz muito boa, um timbre muito bonito, é uma grande intérprete, tem um olhar muito penetrante para a câmara. Sei que é uma balada entre muitas, mas esta, devido à sua intérprete e à construção e métrica das suas palavras e do seu tema, é fantástica!



IL VOLO - "GRANDE AMORE"


Luís Sousa & Vânia Fernandes: É tão bom ouvir os intérpretes a cantarem na sua língua materna, a língua italiana é maravilhosa. É um tema forte com três excelentes cantores muito competentes e talentosos, que irão certamente surpreender toda a Europa com o seu incrível aparelho vocal. Estes jovens intérpretes podem muito bem levar a vitória para o seu país, pois o tema fica no ouvido e a sua orquestração é muito forte. A Itália está a concorrer para ganhar este ano, sem dúvida!

Ricardo Soler: Das finalistas, esta é a minha favorita. Os italianos não brincam em serviço e entregam-nos uma canção muito bem cantada com melodia e letra muito bonitas, e com um poder instrumental muito acima da maioria. Poderá este grande amor trazer a vitória?

Suzy: Brava, Itália! Que grande tema! Agora que tenho estado a ouvir consecutivamente os temas, no início, realmente é indiscutível o potencial vocal destes excelentes cantores - mas o tema em si não me estava a conquistar. Mas, ao ouvir o tema de Itália várias vezes, começa-se a tomar o gosto. Está um tema ao nível do instrumental muito forte, muito cheio com grande potência que tem crescendos, que é muito importante. Estou ansiosa por ver estes três "Il Divo" (riso) a cantarem ao vivo. Espero que consigam corresponder às espetativas, que estão a crescer em torno deste tema e destes cantores.



ELECTRO VELVET - "STILL IN LOVE WITH YOU"


Luís Sousa & Vânia Fernandes: Um tema algo diferente do que se espera do Reino Unido, que está a dividir os fãs eurovisivos. O tema não é mau de todo, aliás até pode ser muito interessante, sobretudo a nível da apresentação da banda em palco. Parecem ser indivíduos muito criativos, divertidos e interessantes, e isso pode surpreender a Europa. Esperemos que sim, pois é um tema com uma sonoridade diferente de todos os outros, que até tem um enorme potencial interpretativo - embora não seja usual nos moldes eurovisivos.  

Ricardo Soler: É bom ver o Reino Unido a não se levar a sério e a participar com uma canção leve, que poderá até surpreender. É uma canção bem-disposta, cheia de sarcasmo na letra, e que em palco não será muito diferente do que é apresentado no videoclip.

Suzy: O tema é girinho, é engraçado, ouve-se bem vai dar um pouco de alegria ao certame, e pronto nada mais.



Vídeos: Eurovision.tv
06/05/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.