ESC2016: futura participação turca revelada em duas semanas


A decisão sobre a participação da Turquia no Festival Eurovisão da Canção 2016 deverá ser revelada nos próximos quinze dias.

Tal como anuncia o twitter oficial de todas as informações relacionadas com a Turquia no concurso, @EurovisionTR_, a decisão está prestes a tomar-se, e já em setembro de 2015.

A emissora turca, Turkish Radio and Television (TRT), retirou-se do Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2012, tendo apontado as baixas audiências e a insatisfação com as regras de votação. Em 2013, a TRT lançou a sua própria versão da Eurovisão, apelidado-a de Turkvision, que segue as mesmas diretrizes do ESC.


No entanto, o chefe da TRT Şenol Göka, referiu, nos últimos meses, que a emissora voltaria ao certame em 2016, considerando que a maioria das preocupações da Turquia, incluindo "a falta de padrões morais", foram abordadas. "Existiram problemas com, não apenas o sistema de votação, mas também os padrões morais. Tínhamos tecido críticas à ausência dos mesmos", referiu Göka ao jornal Milliyet. "Mas têm ocorrido melhorias significativas sobre estas questões... As nossas demandas serão atendidas e vamos voltar", acrescentou.

A Turquia tem criticado duramente a existência dos Big-5, que postula que o Reino Unido, a França, a Alemanha, a Itália e a Espanha têm lugar garantido na final, não importando a sua qualificação na edição anterior. No entanto, muitos afirmam que a Turquia tinha desistido do ESC devido ao declínio moral da competição. Inclusive, a decisão da desistência turca ocorreu pouco após a Suécia, o anfitrião da competição em 2013, ter exibido dois populares dançarinos suecos a beijarem-se durante os ensaios.

O Ministro da UE Volkan Bozkır causou furor no ano passado, quando elogiou a desistência turca após ter assistido à vitória austríaca com Conchita Wurst. "Cada vez que olho para o austríaco que venceu o Festival Eurovisão da Canção, eu digo 'Felizmente, não estamos a participar neste concurso'", referiu o Ministro.

A Turquia estreou-se na Eurovisão em 1975, tendo marcado presença na competição por 34 vezes. Em 2003, Sertab Erener, com o tema "Everyway That I Can", conseguiu conquistar a única vitória eurovisiva turca. A última participação da Turquia contou com Can Bonomo e o tema "Love Me Back", que conquistou a sétima posição em Baku.

Recorde a prestação de Can Bonomo:


Fonte/Imagens: euroblogvision.blogspot.com.esc/Vídeo: Eurovision.tv
03/09/2015 

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.