JESC D'Ouro - Quarto Texto


16. Os regressos e as estreias de 2014

Em 2014, o Festival da Eurovisão Júnior (JESC) chegou a Malta. O país, apaixonado pela Eurovisão, mostrava-se entusiasmado por receber pela primeira vez um evento eurovisivo e pelos vistos o resto da Europa também. 2014 foi um ano de renovação no JESC. O festival contou com 16 participantes entre eles quatro regressos e três estreias na competição. Bulgária, Croácia, Chipre e Sérvia voltaram à competição enquanto que Itália, Montenegro e Eslovénia estrearam-se no certame.

O JESC 2014 foi num país com muito brilho e amor à Eurovisão e a Europa sentiu isso. 


17. O sucesso espanhol no JESC 

Nuestros Hermanos têm um recorde impressionante no JESC. Apesar de terem saído da competição em 2007 e de só terem participado quatro vezes nunca ficaram abaixo do 4º lugar. Ora vamos lá recordar a breve história espanhola no JESC. No ano de estreia em 2003, Sergio representou o país com "Desde el cielo" onde ficou no 2º lugar e a nove pontos do país vencedor, a Croácia.

Em 2004, María Isabel deu a Espanha o seu mais recente título eurovisivo. No JESC 2004 que decorreu na Noruega, Espanha e "Antes muerta que sencilla" conquistaram o 1º lugar e 171 pontos na competição. O lugar no pódio voltou a repetir-se na Bélgica em 2005 quando Antonio José e o seu "Te Traigo Flores" só foram batidos pela vencedora Bielorrússia e ficaram no 2º lugar com 146 pontos. No último ano (até agora) de Espanha no JESC chegou o resultado mais fraco e os espanhóis podem com orgulho dizer que o seu pior resultado no JESC foi um 4º lugar (sim um lugar no top 5!). Dani Fernández interpretando "Te doy mi voz" tiveram 90 pontos o que deu a Espanha um 4º lugar entre 16 participantes. 


18. As idades no JESC

Como sabe (ou talvez não) para competir no JESC tem que ser menor que 16 anos pois a partir dessa idade já lhe é permitido participar no Festival dos Graúdos (o ESC). E de que forma a idade do concorrente influencia o seu resultado no JESC? Pois parece que não é um fator determinante. Os vencedores do Festival da Eurovisão Júnior apresentam muita variedade nesta questão. Começando pelos mais novos, a concorrente mais nova a ganhar o JESC foi María Isabel em 2004. Com apenas nove anos (agora com 20 anos), María Isabel encantou o público europeu com o seu "Antes muerta que sencilla" e deu a Espanha o seu primeiro e único título no JESC.

Como o vencedor mais velho (até agora) temos Ralf Mackenbach. No JESC 2009, organizado na Ucrânia, Ralf representou a Holanda com "Click Clack" onde conquistou o 1º lugar com 121 pontos. Na altura da competição, Ralf Mackenbach tinha 14 anos e tornou-se o participante, a atuar a solo, mais velho a ganhar a competição. E sim a solo porque se formos ver os grupos que ganhar o Festival Júnior há uma participante que era mais velha do que Ralf quando ganhou o JESC. Em 2011, o grupo Candy ganhava o JESC com a canção "Candy Music". Ora num grupo composto por cinco raparigas uma delas tinha já 15 anos quando ganhou a competição. Falamos de Ann Khanchaliani uma das "Candy" nascida ainda em 1996.



19. A solidariedade no JESC

Ao realizar um festival eurovisivo mais dedicado às crianças porque não aproveitá-lo para podermos ajudar outras crianças? Deve ter sido este o pensamento da European Broadcasting Union (EBU) quando decidiu que parte do lucro vindo do televoto iria ser destinado a associações humanitárias que lutam principalmente pela defesa dos direitos das crianças.

De 2007 a 2010, o lucro recolhido reverteu para o conhecido órgão das Nações Unidas, para a UNICEF. Em 2011 e 2012 alterou-se o destino mas não o objetivo. Em 2011, o dinheiro recolhido foi para a World Vision, uma associação não governamental internacional de ajuda humanitária. E em 2012 e com o JESC a ser recebido na Holanda, o dinheiro foi para a fundação KidsRights, uma associação que tem a sua base em Amesterdão e que tem como principal objetivo apoiar as crianças mais vulneráveis espalhadas por todo o Mundo. 


20. A vitória no ano de estreia

Com a recordação dos momentos mais marcantes no JESC chegamos ao ano de 2014. Como já referido anteriormente, 2014 foi o ano dos regressos e das estreias no JESC realizado em Malta. Para uma estreia em particular, o JESC 2014 foi um ano marcante. A Itália surpreendeu ao anunciar a estreia do país na competição dos mais pequenos contudo se era para se estrearem que fosse em grande. E assim o foi, Vincenzo Cantiello já tinha participado no “Ti lascio una Canzone”, o programa mais popular em Itália para jovens cantores, e tinha sido escolhido para representar a Itália em Malta com "Tu primo grande amore". Em Malta, arrasou com o coração do televoto (onde ficou em 3º lugar) mas especialmente do júri onde foi considerado o melhor da noite tendo ultrapassado a Bulgária e levou o título no JESC 2014 no ano de estreia do país na competição. 


Fonte: JuniorEurovision.tv/Vídeos: PierreCachia, JuniorSongContest, Yulianna, escbelgium6, MarcOokiiee e JuniorEurovision.tv
19/11/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.