Um Feliz Natal com o CE - Alemanha


Durante todo o ano, em toda a Alemanha, o comércio e as lojas de rua encontram-se encerradas ao Domingo, ao contrário do que acontece em Portugal. No entanto, existe uma excepção: o período que antecede ao Natal, o chamado Advento. No mês de Dezembro, ao Domingo, as lojas na Alemanha encontram-se abertas para que as pessoas possam comprar os presentes no dia de descanso.

As Weihnachtsmärkte (feiras de Natal) são uma tradição em toda a Alemanha. São espaços ao ar livre com barraquinhas. Nelas podemos encontrar tanto gastronomia típica de Natal como lembranças, presentes ou artigos decorativos para o Natal. Geralmente ocorrem entre 23 de Novembro e 23 de Dezembro. 

Feira de Natal na Alemanha

Nos domingos do Advento existe também outra tradição: o Adventskranz, que consiste numa coroa de pinheiro decorada, servindo como centro de mesa, constituído por 4 velas. As velas são acesas gradualmente nos domingos do advento, realizando-se uma espécie de contagem decrescente: no primeiro domingo do advento acende-se a primeira vela, no segundo domingo acende-se a do domingo anterior e a segunda vela e assim sucessivamente. Nestes dias, as famílias geralmente reúnem-se à mesa ao almoço.

Coroa do Advento
Outra tradição também típica da Alemanha no advento é o calendário do advento: o Adventskalender. Este é muito semelhante ao tradicional calendário de chocolates das crianças que encontramos em Portugal: um calendário constituído por janelas. Cada janela representa um dia do mês de Dezembro: do 1 a 24. A janela deverá ser aberta nos respetivos dias, onde se esconderá uma surpresa, sendo que, a última, do dia 24, é a maior. 

Calendário do Advento
Na Alemanha, no dia 6 de Dezembro, é comemorado o dia de São Nicolau. Esta data que antecede o Natal é comemorada principalmente pelas crianças: é tradição na noite anterior as crianças colocarem os seus sapatos atrás de uma porta. O São Nicolau deixará nos sapatinhos chocolates e doces.

São Nicolau
Fazer biscoitos natalinos também é uma tradição para todos os alemães. Na época natalícia podemos encontrar os supermercados repletos de utensílios de cozinha, livros de receitas e acessórios para preparar os biscoitos em família (principalmente nas famílias com crianças, uma vez que elas próprias ajudam na confeção). Apesar de, hoje em dia, já existirem inúmeras receitas, as mais tradicionais são os bolos de canela em forma de estrela (Zimtsterne) ou os biscoitos amanteigados com aroma de baunilha (Vanillekipferl). 

Biscoitos natalícios típicos na Alemanha
A véspera de Natal, tal como em Portugal, é o dia em que as famílias se reúnem. No entanto, existe uma diferença: só neste dia é que os alemães montam a árvore de Natal. Além disso, usam-se pouco as árvores artificiais, pois normalmente dias antes as pessoas compram os pinheiros naturais. A ceia de Natal não é tão “farta” como em Portugal, nem existe uma comida típica. O importante é as famílias estarem reunidas e, após o jantar, os presentes serem distribuídos. Depois, são cantadas músicas de natal, principalmente quando há crianças. No entanto, no que diz respeito aos doces há uma tradição bem enraizada. Para além dos biscoitos já referidos também se usam: o Weihnachtsstollen, um bolo de uvas passas, frutas cítricas cristalizadas, coberto com açúcar em pó, ou seja, é semelhante ao bolo de rei, mas em vez de ser redondo, é comprido e compacto. Também é muito habitual o Lebkuchen, um pão de mel e especiarias, como cravo, canela, anis e gengibre.

Weilmachtsstollen

Lebkuchen
À refeição ou como digestivo ingere-se o vinho quente: Glühwein. Compra-se em garrafas e prepara-se em casa: é só aquecer e acrescentar uma rodela de laranja ou um pau de canela. 
Glühwein
No almoço do dia 25 já se cozinha um prato típico, não o peru mas sim o ganso, que é mais tradicional na Alemanha. O ganso assado no forno é geralmente acompanhado com repolho roxo cozido e refinado com especiarias e Klösse (umas bolas de massa). O dia 25 é também conhecido com o primeiro dia do Natal: Erster Weihnachtsfeiertag.

Weihnachtsgans
No dia 26 de Dezembro também é feriado na Alemanha. É chamado o segundo dia de Natal: Zweiter Weihnachtsfeiertag. Não sendo habitual seguir uma tradição, neste dia, as pessoas simplesmente aproveitam a folga, apesar de, nas ruas, se encontrar todo o comércio encerrado. 

Fique agora com a versão de “Last Christmas” do grupo eurovisivo alemão Cascada: 

Frohe Weihnachten! 

Fonte:simplesmentaberlim.com/pt.wikipedia.org/video:youtube
19/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.