Um Feliz Natal com o CE - Dinamarca


Seguimos viagem até à Dinamarca. Os Dinamarqueses vivem muito esta época, todo o mês de dezembro é marcado por festividades natalícias.

Os lares dinamarqueses fazer a contagem regressiva para a Noite de Natal acendendo um calendário de vela todos os dias, tradição dinamarquesa que apareceu para fazer em casa com as crianças em 1935, e acendendo a Coroa de Advento nos últimos quatro domingos antes do Natal, que marca os quatro domingos do Advento de Cristo, que é o período do Ano Novo na Igreja. As crianças ganham também calendários de Advento, com 24 janelas onde abrem uma por dia e ganham presentes simbólicos. 




Quanto às decorações natalícias, são usados muitos duendes, pinhas e velas. A árvore de natal é decorada ou no dia anterior à Noite de Natal, ou na própria Noite de Natal, habitualmente com bolas, corações e cornetas de papel, grinaldas com bandeiras dinamarquesas e velas de cera ou elétricas. Em honra às guerras contra a Alemanha as decorações passaram a ser predominantemente nas cores nacionais, branco e vermelho. 



Relativamente aos pratos típicos de Natal, na Dinamarca é costume comer, na noite de Natal, castanhas assadas com manteiga e sal, batata cozida com casca, carne de porco e Brun Sovs que é um molho escuro tradicional que se usa sobre a carne de porco assada e a batata cozida. Também é tradição comer Risalamande, um pudim de arroz com uma amêndoa dentro. A sobremesa típica é Aebleskiver que são bolinhos esféricos que são feitos com uma massa de textura semelhante à das panquecas, com açúcar em pó e compota de framboesa ou geleia de morango.

Brun Sovs

Risalamande

Aebleskiver
Uma das tradições mais marcantes do Natal dinamarquês é o Dia de Santa Lúcia, que é celebrado no dia 13 de dezembro. Um pequeno grupo de meninas vestidas de branco faz uma procissão e cantam a canção de Santa Lúcia. A Noiva de Santa Lúcia  que encabeça a procissão carrega uma coroa com velas. Apesar de ser uma tradição originalmente sueca, esta tradição foi introduzida na Dinamarca durante a ocupação alemã em 1944. 

Procissão de Santa Lúcia, na Dinamarca:


Sigam-nos agora até às atuações de músicas natalícias de alguns cantores eurovisivos:

Emmelie de Forest cantando "Happy Christmas War Is Over" ao vivo no Nordisk Julkonsert


Tommy Sebach cantando "Vi Onsker Jer Alle En Glaedelig Jul":


Godt Hjem!!!

Fonte:denmark.dk,visao.sapo.pt/imagens:abim.inf/observador.pt/brasilien.um.dk/visitdenmark.com.br/nordicfoodliving.com/vídeos:youtube
22/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.