Um Feliz Natal com o CE - Letónia


Neste país dos Balcãs, o Pai Natal e as renas trabalham sem parar durante o mês de dezembro. Segundo as suas tradições, o “senhor de vermelho” trás presentes durante 12 dias consecutivos. No entanto, o país não é apenas reconhecido por esta tradição, mas também por ter sido o país onde se iniciou a tradição de montar o pinheiro na época natalícia no ano de 1510. As crianças recebem as suas prendas na véspera ou dia de Natal mas são primeiro desafiados a recitar um poema, cantar uma música ou dançar.



Na Letónia, a contagem regressiva para o Natal começa com o Advento. As Coroas de Advento podem ser vistas em toda a parte com os letões ocupados a comprar presentes de Natal para a família e amigos. O Natal é comemorado em toda a Letónia. A maioria dos letões assiste a uma missa na véspera do Natal, em vez de no dia de Natal.

Piparkukas (bolos de gengibre)
 Na véspera de Natal as famílias reúnem-se para celebrar o nascimento de Jesus, preparando uma refeição especial de Natal que inclui pratos como batatas com chucrute e carne de porco e lentilhas com bacon. O bolo de gengibre existe em quase todas as casas.

E para levarmos até si também um pouco de eurovisão, fique com duas músicas natalícias de artistas ligados à eurovisão:

Lauris Reiniks, que não chegou a ir à Eurovisão, mas já tentou presenteia-nos com uma canção na sua língua materna:


À Eurovisão foi o grupo Cosmos que tem uma versão bastante peculiar (como não podia deixar de ser) de "We wish you a merry christmas":


Priecïgus Ziemassvºtkus


Fontes: whychristmas/Imagens: theodora, pinterest/Vídeos: Lauris Reiniks, Canal de foxaste
11/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.