Um Feliz Natal com o CE - Rússia


Seguimos viagem até à Rússia que venceu a eurovisão em 2008 com "Believe". A Rússia é um dos maiores países do mundo e estende-se por dois continentes. Na altura da União Soviética, o Natal não tinha a importância que tem hoje. A principal diferença entre o "nosso" Natal e o dos russos é a data. Sendo um país ortodoxo e que se rege por um antigo calendário religioso, o Natal celebra-se a 7 de janeiro, mas entre 28 de novembro e 6 de janeiro celebra-se também o Advento.


Na véspera de Natal começa-se a comer quando aparece a primeira estrela no céu. Depois disso comem sochivo ou kutia, uma espécie de pasta de arroz servido com mel, fruta ou sementes. A kutia é comida a partir de uma única taça o que simboliza união. Sauerkraut é o prato principal da véspera de Natal e as sobremesas vão desde bolachas de mel a nozes, passando pela fruta e pelas tartes. É tradição o jantar ter 12 pratos: um por cada apóstolo. No final da refeição é servido o Vzvar: uma bebida feita de frutas secas, mel e água.

Kutia

Vzar

Tal como em Portugal, é costume ir à missa à meia noite. Mas, neste caso, é uma missa que dura até às quatro ou cinco da manhã.


Os presentes são levados às crianças pelo Ded Moroz no dia de ano novo. Para que este apareça, as crianças reunem-se à volta da árvore de natal e chamam-no e a árvore ilumina-se quando este aparece. 


Sigam-nos agora numa viagem pelas músicas natalícias de alguns cantores eurovisivos:

Começamos por Lena Katina. O nome não vos é familiar? Se vos disser que faz parte da t.A.T.u, já passa a ser, certo? Pois bem, a  cantora tem uma versão de "White Christmas" que pode ouvir de seguida:


Dima Bilan, vencedor da Eurovisão em 2008, numa imitação de George Michael, no dia 1 deste ano, cantou a famosa "Last Christmas":


Viajamos até 2015, ano em que a Rússia quase volta a vencer o ESC. Polina Gagarina canta "Opyat Metel" numa gala de Natal e ano novo:


As gémeas Tolmachevy, que representaram o país em 2014, têm a sua música de natal intitulada "Christmas":


Счастливого рождества!!

Fontes: whychristmas/Imagens: BBC, Hunfingtonpost, kitchen.galenter, dreamstime, picschristmas/Vídeos: t.A.T.u. Comeback, Милашка Ми, Beto Espanyol, Antosh Music
17/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.