Um Feliz Natal com o CE - Sérvia


Na Sérvia a religião é a ortodoxa e, por isso mesmo, as celebrações religiosas regem-se pelo antigo calendário religiosa que dita que o Natal é a 7 de janeiro. O advento começa a 28 de novembro e, daí até ao Natal há quem faça jejum e siga uma dieta vegan. Na véspera de Natal (a 6 de janeiro) essa dieta mantém-se quando as famílias se juntam.


Aos poucos há muitas tradições que se têm perdido pela ida das pessoas para as cidades. A mais tradicional talvez seja o corte de uma árvore (badnjak) na manhã da véspera de Natal pelo chefe de família. É também tradicional haver palha debaixo da mesa de casa para simbolizar o local onde Jesus nasceu. Nos largos de várias igrejas são feitas fogueiras enormes. 


No Natal come-se um tipo de pão especial chamado "cesnica" e cada membro da família tem direito a um pedaço sendo que também há um destinado à casa. Nesse pão há uma moeda escondida e a quem ela calhar, acredita-se que terá sorte durante o ano que se segue. 

cesnica

No país celebra-se também o dia de São Nicolau a 19 de dezembro. Durante o tempo em que o país foi governado por um governo comunista, não existia a figura do Pai Natal. Ainda hoje quem tráz as prendas é o Deda Mraz ou o Bozic Bata na véspera de ano novo. 


Христос се роди!!

Fontes: whychristmas/Imagens: serbiancookbook, b92, boingboing, bloomingtwigs
16/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.