Um Feliz Natal com o CE - Suécia


Na Suécia, a comemoração mais importante a seguir ao Natal, no mês de Dezembro é a festa de Santa Luzia, que ocorre no dia 13. Neste dia é tradição a filha mais velha da família vestir-se de branco, colocar uma coroa de velas na cabeça, acordar os pais com uma canção tradicional e servir-lhes o pequeno almoço na cama (café, bolos e glogg, um vinho quente com especiarias).  Isto é feito em homenagem à Santa, também considerada rainha. Além desta celebração em casa, as raparigas também se costumam juntar nas ruas e, em grupos, vestem-se de Santa Luzia: a líder do grupo com a coroa e as restantes apenas com uma vela na mão.

Comemoração do dia de Santa Lucia
Em relação às iluminações de Natal, os suecos são bastante discretos. Normalmente apenas usam o suficiente para se sentirem num ambiente acolhedor. Umas luzes ou velas à janela é o mais tradicional. 

;
Decoração de Natal numa casa sueca 
A véspera de Natal, em casa das famílias suecas inicia-se, sem falta às 15 horas. A família reúne-se em frente à televisão para ver Kalle Anka och hans vänner önskar God Jul  –  O Pato Donaldo e os seus amigos desejam um bom Natal. Estes desenhos animados da Disney passam neste dia, a esta hora, na tv sueca desde 1960 e ainda é visto por um terço da população.

“Kalle Anka och hans vänner önskar God Jul”  –  O Pato Donaldo e os seus amigos desejam um bom Natal
Enquanto assistem ao programa, as pessoas bebem vinho quente (glogg) e comem bolachas de gengibre e chocolates. As crianças também utilizam estas bolachas para serem criativas e construírem casas.

Casa de bolachas de gengibre
Às 18h inicia-se a ceia de Natal, que na Suécia se designa por Julbord. Esta ceia consiste num buffet com vários pratos: o arenque em conserva, almôndegas, presunto cozido, bacalhau seco, batatas assadas com filetes de anchova e cebolas, batatas cozidas, salmão fumado ou marinado, diversos tipos de salsichas, salada de beterraba, pudim de arroz e geleias. Para beber utiliza-se o Julmust, uma bebida à base de especiarias. No final faz-se o doppai grytan, isto é, molhar o pão na panela com os restos do porco e da gordura para relembrar os pobres. Os presentes são abertos após a ceia. 

Prato de Buffet de Natal
No final do Natal existe uma tradição bem conhecida: o Knut. Todos nós já vimos a publicidade do IKEA, por exemplo, em que as árvores de Natal voam pela janela fora. É isso mesmo que acontece: a família reúna-se para desfazer as árvores de Natal (com jantar, comida e bebida, tal como uma festa). Juntam-se todas as velharias e coisas que já não se precisa e atira-se tudo pela janela, com o simbolismo de deitar para trás o passado e dar as boas vindas ao novo ano. 

Publicidade de Janeiro IKEA

Sigam-nos agora numa viagem pelas músicas natalícias de alguns cantores eurovisivos:

Começamos, como não podia deixar de ser, por Loreen, vencedora em 2012:




Seguimos para outro vencedor eurovisivo. Mans Zelmerlow tem um cd apenas com músicas de Natal e, para hoje, recomendamos o clássico "Christmas (Baby, please come home):


E já que falamos de vencedores, não podíamos esquecer Charlotte Perrelli, que nos canta em sueco:


Continuamos em Sueco e no feminino, mas desta vez com Sanna Nielsen que, depois de tantos anos a tentar representar o seu país, o conseguiu fazer em 2014:


GOD JUL!!!


Fonte:scandikitchen.typepad.com/brasileiraspelomundo.com/jualfiquepordentrodetudo.com/Vídeos: alenahzig, Warner Music Sweden, monsterunicorn, Steve Layton
21/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.