Espanha: suspeita de plágio recai sobre 'Victorious'


O compositor britânico Clive Ward reclama os direitos da canção 'Victorious', interpretada por Xuso Jones. O tema classificou-se em segundo lugar no 'Objetivo Eurovisión', evento que seleciona o representante espanhol para o Festival Eurovisão da Canção (ESC). 

A canção interpretada por Xuso Jones era uma das favoritas à vitória do 'Objetivo Eurovisión', no entanto acabou por não vencer o concurso, ficando classificada em segundo lugar. Sobre o tema recaí agora uma suspeita de plágio depois do compositor Clive Ward defender que tanto no refrão como nos coros de 'Victorious' existem várias semelhanças com uma canção da sua autoria, publicada em Novembro de 2014. 

A canção em causa apresenta o mesmo título e foi coescrita com o seu intérprete Yuri Melikov, que participou no programa 'A voz de Malikov', para tentar representar o Chipre no ESC 2015. No entanto, acabou por ser eliminado logo nas primeiras etapas do evento. 

Clive Ward encontra-se em negociações com o seu advogado, para decidirem se existe uma base sólida para avançarem com a reivindicação dos direitos autoriais.  

A Espanha estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1961 e já ganhou duas vezes: em 1968, com Massiel e a canção "La, la, la”, e em 1969, com Salomé e a canção "Vivo cantando". Em 2015 o país foi representado por Edurne e a canção “Amanecer”, alcançando o 21º lugar na final com um total de 15 pontos. 

Reveja a participação de Xuso Jones no 'Objetivo Eurovisión':


Fonte:festivaiscancao.wordpress.com/Imagem:rtve.es/Vídeo: Perdidos en la Tele
03/02/2016

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.