Ucrânia: terá Jamala quebrado as regras atuando com 1944 há um ano atrás?


Uma nova polémica assombra a vitória ucraniana no Festival Eurovisão da Canção 2016 (ESC 2016), após ter sido divulgado no Youtube um vídeo de Jamala a atuar com "1944" há cerca de um ano atrás. Terá a vencedora quebrado as regras?

O vídeo, já não disponível, foi posto a 19 de maio de 2015. O mesmo mostrava a atuação de Jamala durante um concerto que teve lugar no dia anterior à publicação do vídeo, onde cantava também o tema com que venceu o ESC 2016, "1944". 

Apesar de o tema soar com uma versão diferente, recordamos que segundo as regras do ESC, as canções não podem ser tornadas públicas até ao dia 1 de setembro do ano anterior. 

Relativamente a este assunto a European Broadcasting Union (EBU) já fez uma declaração:

"A regra do Festival Eurovisão da Canção (1.2.1a), que afirma que as entradas não devem ser lançadas comercialmente até 1 de Setembro do ano anterior, existe para se certificar de que o concurso pode acolher novas composições a cada ano, e que cada canção pode competir em igualdade de condições. O objetivo da regra é impedir a ampla distribuição de qualquer canção que poderia dar-lhe uma vantagem injusta na competição em Maio seguinte. No passado, as canções que eram acessíveis público antes da data limite, mas não tinham sido vistas por uma vasta audiência, tinham permissão para competir no ESC, pelo Grupo de Referência concedido. No caso de Jamala de "1944" a atenção da EBU fixou-se, após o ESC 2016, a uma apresentação pública de uma versão anterior da canção em maio 2015. O vídeo de um pequeno concerto só tinha sido visto por algumas centenas de pessoas antes de ser descoberto nos últimos dias. A EBU, com base em decisões anteriores do grupo de referência, portanto, concluiu que o vídeo publicado não deu à canção de Jamala qualquer vantagem desleal no ESC 2016 e a música era elegível para competir. "

Recordamos que Jamala venceu o ESC 2016 com um total de 534 pontos. 

Recorde a atuação vencedora do ESC 2016 - Jamala e "1944":


Fonte e Imagem: esc-plus.com/ Vídeo: Eurovision Song Contest
19/05/2016

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.