Overrated & Underrated - Primeiro Texto: Basim e Edurne


OVERRATED

BASIM - "CLICHÉ LOVE SONG" (DINAMARCA, 2014)

Decorria o ano 2014 e Conchita Wurst ganhou o Festival Eurovisão da Canção desse ano com o seu “Rise Like a Phoenix”. Basim concorreu representando o país anfitrião, a Dinamarca, ficando em nono lugar na Grande Final com a música “Cliché Love Song”.

“Cliché Love Song” é uma música, tal como indica o título, cliché. Cliché desde a letra, a sua musicalidade até à sua performance. Não sabemos por que razão muitas pessoas deliraram com esta música, pois ,para nós, nesse ano houve músicas muito melhores, como por exemplo os nossos “hermanos”, com Ruth Lorenzo, que ficou mesmo atrás em 10º. Cada vez mais achamos que o Festival Eurovisão da Canção está a ficar mais cliché de ano para ano, mas o auge foi, sem dúvida, em 2014.

               

UNDERRATED

EDURNE - "AMANECER" (ESPANHA, 2015)

A Espanha é um daqueles países que nunca desaponta no Festival Eurovisão da Canção. Aliás, os nostros hermanos são, na nossa opinião, um dos países que levam os melhores temas ao certame europeu.

Em situações normais, a Espanha consegue alcançar um lugar razoável, contando quase sempre com a pontuação máxima dada por Portugal. Contudo, em 2015, a “normalidade” desapareceu e a Espanha conseguiu apenas um 21º lugar na Grande Final do concurso.

Apesar de apresentar uma performance inovadora, um tema melodicamente forte, e uma letra extremamente emotiva, Edurne não conseguiu alcançar um bom posto. Ao contrário de algumas músicas que alcançaram um bom posto nas recentes edições do Festival, Edurne demonstrou ter uma ótima voz, conseguindo ao mesmo tempo interagir com o público, dançar, fazer uma performance, tal como foi referido acima, inovadora e enquadrada com o tema. Não nos esqueçamos que a intérprete cantou na sua língua materna, uma das poucas a fazê-lo na edição de 2015, tendo por isso ainda mais valor.

Ao que nos parece, a Eurovisão e a Europa precisavam de um novo ‘Amanhecer’, porque apesar de inovarem tecnologicamente, a mentalidade é sempre a mesma. O voto estratégico é sempre “a melhor opção”.

             

Videos: Eurovision,TV
26/10/2016
Design feito por:

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.