Overrated & Underrated - Segundo Texto: Ell & Nikki e Greta Salóme


OVERRATED
ELL E NIKKI - "RUNNING SCARED" (AZERBAIJÃO, 2011)

Não percebemos a magia que a Europa viu neste tema. Para além do intérprete masculino parecer sofrer de uma rouquidão contínua (aka falta de talento), é uma música neutra que não conquista, tanto a nível do instrumental, como na letra que o complementa. Uma performance vazia, simples, sem nada que “prenda o olho”. Nunca um tema foi tão sobrevalorizado como este: canção simples, letra que é o maior cliché de todos, os 3:22 minutos mais monótonos de sempre.

O momento mais épico desta atuação foi a “chuva de fogo”. O Azerbaijão, é um dos países que nos envia sempre temas que transmitem um pouco da sua cultura, sendo estes sempre cantados em inglês. Contudo, esta é uma das músicas que foge dessa regra. Ficamos com a ideia de que os intérpretes estão numa desafinação constante, apesar do tema ser bastante fácil de ser interpretado. ‘Running Scared’ estamos nós, que não vemos nada de especial nesta “obra” que o Azerbaijão enviou em 2011. Mais uma vez, questionamo-nos: “Europa, estás a ouvir bem?”


           



UNDERRATED
GRETA SALÓME - "HEAR THEM CALLING" (ISLÂNDIA, 2016)

Não fomos e continuamos a não ser grandes fãs deste tema. Contudo, é necessário das os louros a quem os merece, e a Islândia é dos países que merece um grande aplauso. Apesar de não ter alcançado a Grande Final (continuamos sem perceber como…), o tema escolhido pelo público da Islândia destacou-se pela inovação e pela junção de voz, performance e efeitos. Relativamente à voz da artista, destaca-se pela sua diferença, apesar de não ser algo de estonteante e que nos deixe sem ar, é uma voz que se integra bem no tema. Merecia bem melhor.

Uma atuação que nos “cola” ao ecrã a cada segundo, e que nos deixou a pensar sobre o que é a Eurovisão e os seus valores. Será que “Hear them Calling” não merecia mesmo um lugar na Final do Festival? O que afinal faz com que o público escolha e adore um tema? Parece-nos que a Islândia é, à semelhança de Portugal, o “cristo” do Festival…

             

Videos: Eurovision,TV
02/11/2016
Design feito por:

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.