Overrated & Underrated - Terceiro Texto: Buranovskiye Babushki e Pastora Soler


OVERRATED
BURANOVSKIYE BABUSHKI - "PARTY FOR EVERYBODY" (RÚSSIA, 2012)

Sinceramente, acho que nunca chegámos a ouvir o tema que a Rússia levou ao Festival Eurovisão da Canção 2012 antes de vermos a semifinal em que o país atuou. A primeira reacção foi, obviamente, de algum riso e troca de piadas entre familiares: pois, se Portugal levou em 2011 os “Homens da Luta”, a Rússia inspirou-se e trouxe ao Festival as senhoras às quais gostamos de chamar: “As Velhinhas do Pão”. A música que fez a Europa sorrir alcançou a Grande Final, conseguindo um honroso e algo exagerado 2º lugar na tabela.

Com uma performance simples, e com uma tema ainda mais simples, cujo o pico da música varia entre “Party for everybody, dance” e “Boom boom” (será que estavam a tentar representar os ataques bombistas realizados pela Rússia?), o tema “destaca-se” pelas vozes um pouco descoordenadas, pela dança um pouco aleatória, mas que conseguiu trazer ao Festival algo único: o fabrico do pão em pleno palco eurovisivo. Este tema foi EXTREMAMENTE sobrevalorizado, porém conseguiu, ao contrário das restantes canções a concurso, demonstrar um pouco da cultura do seu país.

           



UNDERRATED
PASTORA SOLER - "QUÉDATE CONMIGO" (ESPANHA, 2012)

Pastora Soler alcançou um décimo lugar no Festival Eurovisão da Canção 2012 apesar de todo o talento que conseguiu demonstrar durante a Grande Final do certame europeu. À semelhança de Ott Lepland, a representante dos nossos “hermanos” arriscou a cantar na sua língua materna, apesar da clara preferência pela língua britânica no Festival.

Apesar de apresentar uma performance BASTANTE simples, o talento, a voz, a força de Pastora não passou despercebido, conseguindo encher não só o público presente, mas também as casas de toda a Europa (quer dizer, pelo menos a nossa, conseguiu!). Apesar de não ser um mau posto, achamos sinceramente que Quédate Conmigo merecia um melhor reconhecimento no evento. Vejamos, a edição de 2012 da Eurovisão, não foi uma edição forte, até pelo contrário, foi uma edição fraca, e com um vencedor bastante previsível. Contudo, ficámos com uma dúvida em relação ao Festival deste ano: Como é que a beleza de um tema como o da Espanha consegue ser superada por um outro tema que se baseia no verso “Party for everybody, dance” e em que a performance consiste em fazer pão no palco?

              

Videos: Eurovision,TV
09/11/2016
Design feito por:

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.