FC2017: Banda residente sai do Festival da Canção


Na última edição do Festival da Canção, a RTP optou por ter em estúdio uma banda residente. Em 2017 a opção da televisão pública será outra.

O Festival da Canção 2015 trouxe novidades, uma delas foi a introdução de uma banda residente. Todas as canções das duas semifinais e final dessa edição tiveram como suporte musical um grupo de músicos que tocaram ao vivo e acompanharam os respetivos intérpretes. Para 2017, a RTP optou por uma estratégia diferente, e que irá passar por abolir a banda a tocar ao vivo. Todas as 16 canções concorrentes serão interpretadas ao vivo e em direto pelos respetivos intérpretes, acompanhados ou não por vozes de apoio, sendo que o instrumental será gravado. Ou seja, tal como acontece no Festival Eurovisão da Canção.

Neste momento, a RTP já tem em seu poder as maquetas de todas as canções, interpretadas pelos intérpretes escolhidos pelos respetivos compositores. Está em curso a produção final das canções e os arranjos que, na maioria dos casos, irão tornar a música mais atraente para o público através de técnicas de rítmica, harmonia e contraponto. Em muitos casos, os responsáveis pelos arranjos são os próprios compositores em estúdios próprios, noutros casos recorre-se a produtores e arranjadores externos.

A RTP tem já toda a informação em seu poder: as listas de intérpretes, autores e compositores, os apresentadores dos três programas e, o mais importante, as canções. Aguarda-se para os próximos dias informação complementar a disponibilizar no site da RTP, bem como uma conferência de imprensa a realizar, previsivelmente, no final do mês. Nessa ocasião será dado a conhecer o local onde decorrerá o Festival da Canção 2017 na verdade, os locais: as duas semifinais, a 19 e 26 de fevereiro, decorrerão num mesmo espaço mais simples e a final, a 5 de março, numa das mais importantes salas de espectáculos de Lisboa, coincidindo esse programa com a gala do 60.º aniversário da televisão em Portugal.

Fonte/Imagem: ESCPortugal.pt
13/01/2017


Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.