E Foi Por Pouco... 5 - Loreen, Melovin, Sada Vidoo, Viva La Diva e Ivo Linna



LOREEN - "STATEMENTS"
Concorrente do Andra Chansen no Melodifestivalen 2017

Música: Pura arte. A canção tem um instrumental invejável, completamente diferente do que tem sido apresentado nos concurso, e nota-se que a artista quer passar uma mensagem com a letra: a evolução dos direitos humanos, com foco nos direitos que as mulheres têm adquirido.

Apresentação: A apresentação de palco, mais uma vez, e em tudo o que a Loreen apresenta, é o melhor da proposta. A conjugação de vários gestos que nos fazem relembrar factos da nossa história ocidental, como a Revolução Francesa ou a escultura Pietà, tornam-na incrível e super original. Pensámos que não haveria tão cedo uma apresentação de palco tão fenomenal como "Euphoria", mas "Statements", noutro estilo, não fica nada atrás! E foi tudo trazido pela mesma artista!

Comparação com os apurados: A Loreen é inegavelmente uma das melhores artistas mundiais da atualidade e um diamante em bruto. A Suécia é que não soube aproveitar o talento desta cantora. É uma vergonha.
  
Pontuação: 12 pontos

         




MELOVIN - "WONDER"
3º lugar na final nacional

Música: Esta canção foi possivelmente uma oportunidade desperdiçada. Melovin pareceu que sabia o que estava a fazer e tem uma excelente conexão com a música, contudo, é bastante repetitiva no refrão e o instrumental torna-se um pouco aborrecido não tendo muito que se lhe dizer para além de alguns acordes de piano e efeitos eletrónicos. 

Apresentação: Primeiramente, o visual de Melovin na Eurovisão provavelmente seria um fator favorável por ser tão diferente, sem dúvida que chamaria a atenção. O espetáculo visual também foi muito bem elaborado, apesar de estar um pouco descoordenado, talvez se a música fosse mais eletrónica e não tão balada faria mais sentido. No fundo, é uma boa atuação mas, não memorável. 

Comparação com a vencedora: A Ucrânia está mais do que excelentemente representada por O.Torvald, talvez com Melovin já cairia na caixa do “mais do mesmo”, e com uma banda de rock com uma música que está bem composta, provavelmente encontrará mais sucesso. 

Pontuação: 7 pontos 





SADA VIDOO - "NORTHERN LIGHTS"
Finalista do DR Grand Prix 2017

Música: “Northen Lights” tudo tinha para poder ser uma potencial vencedora do Festival Eurovisão da Canção, a fórmula já é bastante conhecida dos nossos ouvidos, mas não os cansa. 

Apresentação: Sada é a boneca da Dinamarca e, fez um espetáculo belíssimo dentro da caixa de música, o cenário estava lindíssimo mas, penso que não se enquadrou muito com a música. O visual de Sada também é algo de fresco e inovador, que contraria a típica diva eurovisiva. Já a sua interpretação da canção, foi fantástica.

Comparação com o vencedor: A música de Sada é lindíssima e sem dúvida que seria uma excelente representante da Dinamarca, sendo até ser mais cativante do que “Where I Am” de Anja. Ambas as músicas conseguem ser bastante parecidas a muitas que já ouvimos anteriormente na Eurovisão, mas Sada consegue ganhar pelo espetáculo bastante interessante.

Pontuação: 10 pontos
               





VIVA LA DIVA - "NOVA GLÓRIA"
2º Lugar no Festival da Canção 2017

Música: Este tema tem dois pontos fortes: o seu instrumental, e a voz de Kika Cardoso que ao longo destes últimos anos tem demonstrado a Portugal o talento de que é portadora. Contudo, e apesar do seu estilo com o toque à James Bond, este tema, apesar das grandes vozes que lhe dão vida, não tem a mágica que se calhar tencionavam que tivesse.

Apresentação: O único erro na apresentação do tema é o vestuário, que devido às cores fortes usadas, principalmente pelos contratenores, torna-se um pouco “excessivo”, cansando a vista ao fim de algum tempo.

Comparação com a vencedora: Viva La Diva foi a vencedora do televoto, tendo por isso conquistado o público português, contudo existiam alguns pontos que deveriam ser trabalhados. 

Pontuação: 7 pontos

         


IVO LINNA - "SUUR LOTERII"
5º lugar no Eesti Laul 2017.

Música: Este tema peca por ter um inicio bastante repetitivo, porque apesar de noutro idioma, o seu refrão lembra um pouco dos anos 80 do Festival Eurovisão da Canção, e esse poderia ser um ponto que agradasse à Europa, um tema que fizesse recordar os Europeus os bons temas do Festival. A nível vocal, é fácil verificar que o intérprete não tem a mesma facilidade e qualidade que os restantes concorrentes, mas também não fica atrás.

Apresentação: Este tema não exige mais nada, de facto, a presença de uma banda em palco, faz com que a interpretação da canção se torne bastante completa.

Comparação com a vencedora: O tema vencedor é mais ritmado, e de certa forma, ganha pontos em  comparação com este tema. Mas apesar desse ritmo, não é, de todo, mais forte. Seria uma ótima opção.

Pontuação: 8 pontos


Mensagem de Ivo Linna aos leitores do Crónicas de Eurofestivais:

"Thank you! My best greetings to all portuguese fans! Hope you enjoy estonian music in the future. Yours Ivo Linna."
"Obrigado! Os meus melhores cumprimentos a todos os fãs portugueses. Espero que gostem da música estoniana no futuro. O vosso Ivo Linna."
       
Vídeos: Телеканал СТБ, Melodifestivalen, RTP, Erik Nielsen e Eesti Rahvusringhääling

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.