JESC d'Ouro - Segundo texto


6. Do JESC ao ESC com um top 10 à mistura 

A 4º edição do Festival da Eurovisão Júnior (JESC) decorreu em Bucareste na Roménia. Dos 15 participantes concorrentes, houve duas irmãs gémeas russas que se destacaram. As irmãs Tolmachevy arrecadaram o 1º lugar na competição com "Vesenniy Jazz" que lhes valeu 154 pontos na competição (com 10 pontos lusitanos). Estas gémeas continuaram o seu sucesso no seu país natal na Rússia ao continuarem a ser presença assídua nos programas de televisão no país. Em 2009 chegaram mesmo a fazer parte do espetáculo de abertura da primeira semifinal do Festival da Eurovisão (ESC) em 2009 na única vez em que a grande competição aconteceu na Rússia e apareceram também no intervalo no JESC 2010 no medley realizado por antigos vencedores da competição.

Após uns anos de ausência das lides eurovisivas e oito anos após a vitória em Bucareste, as irmãs Tolmachevy foram convidadas a representar a Rússia na Eurovisão. Com o apoio de Philipp Kirkorov, um dos músicos mais aclamados e famosos na Rússia, as irmãs Tolmachevy levaram "Shine" até Copenhaga. Mesmo apesar das críticas ao país devidos a situações políticas, mesmo após assobios, as gémeas não se deixaram afetar e carimbaram a passagem do país para a grande final do ESC 2014 com um 6º lugar. Na Grande Final, as irmãs Tolmachevy e o seu "Shine" chegaram a um excelente top 10 mais precisamente ao 7º lugar e com 89 pontos (e desta vez só contaram com 2 pontos lusitanos).



7. Uma pequena a apresentar o festival dos pequenos

Como já referido em 2006, a Roménia recebeu o JESC o Festival da Eurovisão para os mais pequenos. E se é um festival para os mais pequenos porque não pôr uma apresentadora também para os mais pequenos? Ora bem, em 2006, tivemos pela primeira e única vez, uma apresentadora menor de idade: Ioana Ivan. A pequena Ioana ficou definida como a apresentadora júnior do Festival enquanto acompanhava Andreea Marin Bănică, a apresentadora já adulta do JESC 2006. 

Apesar da tenra idade, Ioana Ivan acompanhou a sua companheira Andreea na perfeição e recebeu muitos elogios pelo trabalho realizado no JESC 2006 quer como apresentadora quer como a presença e atuação nos espetáculos de intervalo que decorreram durante a emissão. 

8. Sucesso português na voz de uma romena

Além de uma apresentadora menor idade, 2006 foi o ano de estreia de Portugal no JESC. Apesar do resultado menos bom de Portugal na Roménia (ficamos no 14º lugar no meio de 15 concorrentes), parece que a representação portuguesa ficou na memória de alguns especialmente na memória da apresentadora júnior do JESC 2006, Ioana Ivan.

Como sabido, mesmo além da paixão e da sabedoria eurovisiva é sempre preciso alguma pesquisa antes de serem escritos isto momentos eurovisivos tão importantes. Num vídeo descoberto algures perdido no meio do Youtube, vemos Ioana Ivan a falar com a audiência presente na arena onde se realizou o JESC 2006 e a interpretar "Deixa-me Sentir", a canção que representou Portugal nessa mesma competição.

Parece que o momento não foi transmitido na emissão da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), contudo fica aqui um elogio para a boa qualidade quer do canto quer do uso da língua portuguesa. 


9. A estreia de um Júnior no Festival dos Graúdos

Em dezembro de 2007, o JESC chegava à Holanda com 17 participantes. Entre estes, encontrava-se Nevena Božović que representava a Sérvia. Nevena foi à Holanda interpretar "Piši mi" onde conseguiu ficar no 3º lugar da competição com 120 pontos só sendo batido por Bielorrússia e Arménia nos dois primeiros lugares.

Seis anos mais tarde, a emissora nacional sérvia Radio-televizija Srbije (RTS) anunciou que o representante sérvio no Festival da Eurovisão 2013 ia ser escolhido através da final nacional "Beosong". O Beosong 2013 contou com 15 participantes e entre eles encontrava-se um trio feminino chamado Moje 3. E quem é que estava nesse trio? Exato, Nevena Božović fazia parte do grupo.

As Moje 3 acabaram por ganhar o Beosong 2013 e foram até à Suécia representar a Sérvia no ESC 2013 interpretando "Ljubav je svuda". O trio não conseguiu qualificar-se para a Grande Final tendo ficado com um 11º lugar e 46 pontos na primeira semifinal. Contudo, Nevena fez história. Terá sempre o título de ter sido a primeira pessoa a competir no ESC depois de ter competido no JESC.



10. As boas-vindas ao júri 

Em 2008, o JESC chegava ao Chipre mais precisamente em Lemesos. Ao país foram também 15 participantes e algumas novidades. Pela primeira vez na história da competição, os resultados do JESC deixavam de ser só decididos pelo televoto. Cada país participante tinha que selecionar um júri especializado que iria decidir 50% dos votos de cada país e os outros 50% ficavam na responsabilidade do que fosse decidido pelo público de cada país.

A inclusão do voto do júri não impediu a vitória da Geórgia e das suas abelhas com a canção imaginária "Bzz...". A completar o top 3 da edição de 2008 ficam a Ucrânia e a Lituânia. 


Fonte: JuniorEurovision.tv/Vídeos: JuniorSongContest, Eurovision.tv e davidmrr
17/11/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.