Um Feliz Natal com o CE - Finlândia


O início das festividades natalícias na Finlândia dá-se, tal como em muitos países, com o acender da primeira vela do Advento, no primeiro domingo de dezembro, seguindo-se do acrescentar de mais uma vela em cada fim-de-semana do mês. No domingo que antecede o Natal vê-se em muitas janelas quatro velas a queimar, marcando o fim da contagem e a chegada de um dos mais ansiados dias do ano.

Catedral de Helsínquia com decorações natalícias
As ruas, já no princípio de Novembro em certas partes do país, cobrem-se de mantos de neve e as iluminações enfeitam casas e monumentos. Contudo, é após o primeiro fim-de-semana do advento que são oficialmente iniciados os festejos pré-natalícios, mais concretamente com a celebração do Dia da Independência, que coincide com o dia de São Nicolau, a 6 de dezembro. 
Segue-se as celebrações do dia 13 de dezembro, dia de Santa Lúcia, onde se realiza uma procissão liderada por uma jovem vestida de branco que carrega na cabeça uma coroa de velas. Aproximadamente 30.000 pessoas participam nesta cerimónia, que é marcada pelos cânticos tradicionais, em memória de Lúcia, empregada doméstica que morreu como mártir durante o século IV.

Celebrações do dia de Santa Lúcia

Antes da consoada é costume das igrejas organizarem concertos de Natal que reúnem alguns dos mais conhecidos músicos da Finlândia, onde são cantados os mais conhecidos e adorados clássicos da época festiva.

 Sendo, para muitos, a única altura do ano em que assistem à missa, é tradição, antes ou depois desta, fazer-se uma visita às campas de amigos e familiares que já partiram e deixar uma vela acesa em jeito de recordação e memória. Os cemitérios enchem-se de imensos focos de luz que geram um magnífico retrato através dos mantos de neve iluminados.

Cemitério finlandês na Noite de Natal
Os finlandeses "acreditam" que o Pai Natal vive no norte do país, em Korvatunturi, um lugar montanhoso situado na mundialmente conhecida Lapónia. Na verdade, pessoas de todo o mundo enviam cartas para a Finlândia, destinadas ao Pai Natal. 
A deixa “Natal é quando o Homem quiser” toma um sentido literal quando durante todo o ano está aberta a Santa Claus Village, em Rovaniemi, um parque turístico de sonho que se apresenta como a verdadeira casa do Pai Natal, construída pelos duendes num sítio em segredo após a morada do velhote das barbas brancas, as montanhas de Korvatunturi, ter ficado mundialmente conhecida. 


As festividades da véspera de Natal iniciam-se com a proclamação da Paz de Natal na cidade de Turku, algo que se realiza desde o século XIII e que é religiosamente assistido pela televisão em milhares de casas.


Sendo 24 de Dezembro o ponto alto da época natalícia na Finlândia, este é o dia escolhido pelos finlandeses para fazer a tão conhecida sauna. Á mesa estão presentes pratos bem tradicionais como o Fiambre de Natal, que consiste no pernil de porco assado bem lentamente, condimentado com pasta de mostarda e várias especiarias, acompanhado com batata em puré.

Sauna de Natal

Depois da refeição, chega o momento mais aguardado pelas crianças! O Pai Natal, ou Joulupukki para os finlandeses, bate à porta e pergunta: "Há alguma criança bem-comportada nesta casa?" Como é previsível, todas as elas dizem que se comportaram bem durante o ano e recebem os seus presentes.
Após a euforia da noite de 24 de dezembro, o dia de Natal é bem mais calmo e costuma ser passado em casa, com a família, a comer as sobras da véspera e a descobrir as ofertas trazidas pelo Pai Natal.

Acompanhe-nos numa viagem pelas músicas natalícias de alguns cantores eurovisivos do país:

Kuunkuiskaajat, representantes no ESC 2009:


Jari Sillanpää, representante no ESC 2004:


E como não podia deixar de ser, deixamos também a mensagem de Natal da melhor noiva de 2013, Krista Siegfrids:



Hyvää Joulua!

Fontes: finlandia.org.pt, viajecomigo.com, santatelevision.com, santaclausvillage.info /Imagens: placestoseeinyourlifetime.com, explorerworld.hu, 360.here.com, visitfinland.com/Vídeos: Käyttäjän FinnChristmasSongs kanava, 
15/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.