Um Feliz Natal com o CE - Grécia


Hoje vamos até ao lugar onde nasceu a filosofia, a democracia e os Jogos Olímpicos e um dos países com mais sucesso no ESC este século. Apesar de se reger pela religião ortodoxa, a Grécia adopta a maioria dos costumes cristãos. Na véspera de Natal as crianças (principalmente os rapazes) saem à rua para cantar "kalanda", os cânticos de Natal. Nas ilhas é costume estes grupos levarem consigo pequenos modelos de barcos decorados com nozes e pintados de dourado. 


Praça Sintagma, Atenas

As árvores de Natal não fazem parte da tradição grega apesar de serem cada vez mais populares. Em vez disso os helénicos costumam ter em casa um taça de madeira com um ramo de mangericão envolto numa cruz de madeira. Dentro da taça mantém-se água para que o mangericão fique fresco. Uma vez por dia a mãe da família mergulha a cruz e o mangericão em água benta e depois espalha-a por todas as divisões da casa. 


Acredita-se que este ritual mantém os Killantzaroi (maus espíritos) afastados. Os  Killantzaroi aparecerem nos 12 dias entre o Natal e o dia 6 de janeiro. Supostamente estes espíritos vêm do núcleo terrestre e entram pelas chaminés das casas e fazem coisas como acender fogos ou fazer desaparecer o leite. Outra maneira de os afastar é manter a lareira acesa durante os 12 dias. 

Todos os anos é erguida uma árvore de Natal gigante na praça de Aristóteles em Thessaloniki, a segunda maior cidade grega. Ao lado é enfeitado também um barco com três mastros. Também nas casas se costumam enfeitar pequenos barcos. 

Praça de Aristóteles, Thessaloniki

É tradição ir à missa à meia-noite. A ceia de natal faz-se geralmente com borrego ou porco. Blakavas,
kataifi, theeples e melomakarono são as sobremesas mais típicas. Christopsomo é também tradicional e crosta é decorada com aquilo que a família faz (se for uma família de pescadores decora-se com peixe, por exemplo).

Christopsomo

Melomakarono

theeples

Kataifi

Baklavas

Os presentes são dados pelo Aghios Vassilis no dia 1 de janeiro. Os gregos celebram também a epifania no dia 6 de janeiro e são vários os eventos que decorrem em todo o país. O mais famoso é protagonizado pelos homens que se atiram aos mares e lagos gelados à procura de uma cruz que foi previamente benzida por um padre e atirada à água. Quem encontrar a cruz terá boa sorte durante o próximo ano.

Sigam-nos agora numa viagem pelas músicas natalícias de alguns cantores eurovisivos:

Como não podia deixar de ser, começamos pela única vencedora eurovisiva do país. No ano passado, numa iniciativa de um canal televisivo sueco, Helena Paparizou pisou um palco um pouco comum (numa igreja) para cantar duas músicas: uma em inglês e outra em sueco.



Continuamos com grandes estrelas da música grega e desta vez damos voz a Sakis Rouvas e em grego:


Ainda entre os cantores mais conhecidos, temos para vocês um música natalícia de Anna Vissi também em grego:



Seguimos até 2008 e a Kalomira, que vive atualmente nos Estados Unidos, mas tem uma música de natal em grego:



Terminamos com o "elemento surpresa". Senhoras e senhores: Loucas Yiorkas a cantar "All i want for christmas is you" de Mariah Carey:




Καλά Χριστούγεννα!

Fontes: whychristmas/Imagens: trekearth, bianet, etsystatic, annezouroudi, goodfood, greekboston, mygreekdish, easygnosis, ultimate-guide-to-greek-food, visitgreece/Vídeos: joaNnA1996me, Helena Paparizou, avfans, NikosDomanos Α, Loucas Yiorkas StB
14/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.