Um Feliz Natal com o CE - Noruega


Da Rússia seguimos para norte e continuamos nos países frios. Desta vez vamos até à Noruega, país vencedor da Eurovisão em 2009 com Alexander Rybak. O Natal só começou a ser celebrado no país a partir de do ano 1000, quando o Cristianismo chegou àquela área do globo. Antes disso celebrava-se o jul ou jòl no meio do inverno - uma celebração que indicava o término das colheitas.

Røros, um dos locais mais famosos para compras natalícias
Uma das principais tradições de Natal na Noruega são as velas. Cada família acende uma vela que deve estar acesa desde a véspera de Natal até ao dia de ano novo. Outra tradição bem conhecida é a árvore de Natal que a Noruega oferece ao Reino Unido todos os anos como forma de agradecimento pela ajuda dadas pelo país aos noruegueses na segunda Guerra Mundial. A árvore é erguida na praça Trafalgar em Londres.


Praça Trafalgar em Londres.
A árvore de Natal é enfeitada com Julekurver: corações feitos de papel. Quanto à comida, a mais famosa é o julekake, uma espécie de pão com cascas de fruta cristalizadas, passas e um ingrediente picante. A aveia é um ingrediente essencial, seja como refeição ou como sobremesa. A refeição principal é normalmente porco ou borrego servidos com surkal (repolho picado cozido com sementes de cominho e vinagre) e batatas, mas também há lugares em que os noruegueses comem o "nosso mais que tudo" bacalhau.

Julekurver
Julekake
Surkal
A véspera de Natal é também a altura para trocar presentes. O Julenissen (o Pai Natal norueguês) é quem os tráz quase sempre, mas também podem ser os seus ajudantes, os Nisse. Ainda na noite de consoada, é deixado trigo na rua para que os pássaros possam comer e também aveia para os Nisse, que se acredita serem guardiões dos animais. Concluído o jantar de Natal, os noruegueses seguem para a missa. Em algumas regiões do país, é usual verem-se grupos de crianças a cantar canções de natal nas suas vizinhanças vestidos com fatos alusivos a contos natalícios. 

Sigam-nos agora numa viagem pelas músicas natalícias de alguns cantores eurovisivos:

Começamos com o vencedor eurovisivo Alexander Rybak que tem um álbum natalício intitulado "Christmas Tales". Entre as 12 músicas do álbum encontramos muitas nossas conhecidas. A nossa eleita foi "Santa Claus Is Coming To Town":


Ainda neste CD temos uma música original intitulada "Presents" que conta com a participação do sucessor de Rybak na Eurovisão: Didrik Solli-Tangen. Uma música num tom mais descontraído e uma "luta" por uma rapariga:


Continuamos com o cantor de "My Heart Is Yours" mas desta vez numa música mais tradicional. "O Helga Natt", o nome norueguês da canção, interpretado pelos irmãos Solli-Tangen:


Na nossa viagem pelas músicas natalícias não podia certamente faltar um cover de "All I Want For Christmas". Ladies and Gentlemen, a música de Mariah Carey na voz de Maria Haukaas Storeng:


E por falar em clássicos natalícios, Tooji cantou no ano passado acompanhado apenas pelo piano a popular "Last Christmas" que é provavelmente a música de natal mais triste de todas:


Para terminar temos Christine Guldbrandsen, representante norueguesa de 2006, juntamente com Erik Røe e a banda Eikanger-Bjørsvik Musikklag a cantar "The Christmas Song":


Gledelig Jul!

Fontes: whychristmas, visitnorway/Imagens: mylittlenorway, guidelondon, schooljournals, thetorontobeet/Vídeos: Lia Lia, AlexanderRybakVideo, anca2910, sweckIing, Sweetlana MJ, Eikanger-Bjørsvik Musikklag
18/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.