Um Feliz Natal com o CE: Portugal


Bem, e não podíamos deixar de terminar este especial de Natal "Um Feliz Natal com o CE" com o nosso belíssimo país, PORTUGAL!!!

O Natal em Portugal associa-se à família, pois o nascimento de uma criança é sempre motivo de reunião, celebração e alegria.



Em Portugal, o Natal é celebrado com grande entusiasmo e euforia. O mês de dezembro marca o início da época natalícia: as ruas passam a estar iluminadas, as pessoas decoram as suas casas com árvores de natal e o presépio e outros objetos natalícios, como velas, os calendários de advento, iluminação, bonequinhos, entre outros. A azáfama das compras natalícias tornam a época ainda mais mágica e bonita, com as pessoas a procurarem as prendas que mais se identificam com os seus familiares e amigos. As ruas e os espaços comerciais encontram-se iluminados com lindas decorações natalícias.

Natal em Lisboa
Natal no Porto 
Árvore de Natal numa casa portuguesa
Presépio gigante em S. Paio de Oleiros
Espaço comercial com iluminação natalícia

No nosso país, a Consoada (a origem do nome vem do Latim, que significa "consolar") é celebrada na noite de 24 de dezembro, na véspera de Natal. Nesta noite, as famílias reúnem-se para jantarem todos juntos, partilhando o amor.

A nível gastronómico, em Portugal os pratos natalícios são muito ricos e diversificados nas diferentes regiões: o mais habitual é comer o bacalhau cozido, com batatas cozidas e couves, os doces mais conhecidos são as rabanadas, os sonhos, a aletria, as filhoses, o bolo-rei, entre outros; mais na região Norte muitas pessoas comem polvo guisado com couves e batatas; em Trás-os-Montes comem o peru assado, canja de galinha, assados de borrego, porco ou leitão; na Beira Alta come-se mais cabrito; e mais para sul, no Alentejo e Algarve é habitual estar presente na mesa o peru recheado assado.

Bacalhau e batatas cozidas com couve e ovo cozido

Polvo cozido

Peru assado 
Aletria
Rabanadas

Bolo-rei
Muitas famílias, após a Consoada cumprem ainda a tradição de ir à "Missa do Galo". Esta expressão, “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.

Veja a atuação de um grupo a interpretar uma música natalícia na "Missa do Galo":


Também se celebra o Natal com cânticos ao "Menino Jesus". 

Grupo a cantar música natalícia: 



O dia 25 é dia de abrir as prendinhas!!! Esperemos que o Pai Natal tenha sido generoso!

Veja agora músicas natalícias interpretados por artistas eurovisivos portugueses:

A belíssima Suzy que representou Portugal no ESC 2014 canta "Nesta Noite Branca" com os Anjos: 


E como se diz no bom português: BOM NATAL!!! 

Fontes:wikipédia/imagens:natal.com.pt/flickr.com/pratacasas.blogspot.pt/dn.pt/1001receitas/skyscrapercity.com/cacarelhos.com/nossanoite.com.br/docesregionais.com/cybercook.com.br/asenhoradomonte.com/videos:youtube(NPGProductions/FlorindaBatata/JoãoPedroCanhoto/
21/12/2015

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.