E Foi Por Pouco... 4: Flaka Krelani, David Jay, Salvador Beltrán, Noemi e Theo


FLAKA KRELANI – S’JE PËR UM
 3.º lugar no Festivali i Këngës 2016

Música – “S’je për um” é uma canção que mistura muito bem os sons mais tradicionais do Festivali i Këngës com os sons mais modernos. É bem estruturada e foge aos clichés habituais eurovisivos. Além disso tem um crescendo muito bem conseguido ao longo de toda a canção.

Apresentação – Flaka tem a voz perfeita para esta canção e dá-lhe vida em palco. É daquelas cantoras capazes de encher o palco deste festival e da Eurovisão sem qualquer tipo de problema. A sua expressividade e a sua voz que nunca falha, fazem com que não seja preciso mais nada.

Comparação com a vencedora – Logicamente as canções do Festivali i Këngës sofrem sempre muitas alterações, mas fazendo a comparação com a vencedora, parece-nos que Flaka teria sido uma melhor escolhe. Não só pela sua enorme segurança em palco, mas também pelo toque moderno que a sua canção tem e pela estruturação confusa de “Perallë”.

Pontuação: 8 pontos



DAVID JAY – RAYS OF SUNLIGHT
Dansk Melodi Grand Prix 2016

Música: "Rays of Light" é uma canção bastante pop, e que torna impossível qualquer pessoa que a oiça não dançar. É uma canção, na nossa opinião, bastante forte e que se torna ainda mais chamativa durante o seu refrão. Achamos que seria uma canção que levaria o público eurovisivo à loucura. Contudo, faz-nos lembrar uma mistura entre Michael Jackson e  The Weeknd. Desta forma, pensamos que seria bastante forte e chamaria à atenção no Festival Eurovisão da Canção 2016.

Apresentação: O tema ganha muito neste aspeto. À medida que vamos vendo performance de David sentimos que é uma atuação bastante completa, movimentada e sobretudo divertida. 

Comparação com a vencedora:  David tem uma boa voz, pensamos que teria sido uma melhor escolha do que Lighthouse X que parecem uma versão dinamarquesa dos Anjos.

Pontuação: 6 pontos


SALVADOR BELTRÁN – DÍAS DE ALEGRÍA
3.º lugar no Objetivo Eurovisión 2016

Música – “Días de Alegría” era a proposta mais tradicional da final nacional espanhola. Uma boa música que nos dá vontade de dançar e pensada para um público que sentia falta de ouvir algo mais animado por parte de nuestros hermanos

Apresentação – É aqui que muito falhou. Salvador tem um timbre lindíssimo, mas a sua voz nem sempre esteve como era pedido. Quem também falhou foram os coros, mas isso foi geral em toda a final nacional. Também a apresentação precisava de algo mais que não o cantor com a guitarra e os coristas a dançar francamente mal.

Comparação com a vencedora – Esta foi a vencedora do voto do júri internacional por uma razão: ainda há muitas pessoas que gostam de ver na Eurovisão algo mais tradicional e não duvidamos que Salvador Beltrán daria à Espanha um melhor lugar que Barei dará, porque apesar de ambas as canções nos darem vontade de dançar, “Say yay” não nos dá nada de novo.

Pontuação: 8 pontos



NOEMI - LA BORSA DI UNA DONNA
8º lugar no Sanremo 2016

Música: "La Borsa Di Una Donna" é uma linda balada, com uma letra muito bonita. Gostámos imenso da música, apesar de acharmos não ser um tema muito adequado para o ESC pelo facto de não ser muito mexida. No entanto, é uma canção que conta uma história de forma muito emotiva, conta a história de um simples objeto, uma mala, que no fim de contas é muito mais que um objeto, que tem um significado muito mais importante do que aquele que se possa imaginar. Achamos que a letra é o ponto mais alto, porque através dela percebemos que as pequenas coisas, simples objetos representam coisas muito importantes.

Apresentação: Noemi, a intérprete, esteve brilhante como sempre. Para além de estar no tom correto e de ser bastante afinada, a sua voz transmitiu toda a emoção da canção. Foi uma atuação muito simples, a nível de espetáculo, de cenário, não houve coreografia, mas a beleza e unicidade da voz de Noemi encheram todo o palco, e tornaram a atuação simplesmente emocionante e com muita qualidade.

Comparação com a vencedora: Relativamente ao tema vencedor do Sanremo 2016, "Un Giorno Mi Dirai" de Stadio, "La Borsa Di Una Donna" é um tema mais calmo, tem uma vertente mais de pop/soul, enquanto o tema vencedor tem um pouco de rock. O tema vencedor é de facto mais apelativo, não tem mais qualidade, mas tem mais ritmo, as pessoas vibram mais com ele, é um pouco mais moderno. Quanto ao tema que vai representar Itália no ESC 2016, "Nessun Grado Di Separazione" de Francesca Michielin, apesar de este ser um tema mais moderno, mais ritmado, "La Borsa Di Una Donna" é um tema com muita mais qualidade, mais emotivo, com uma intérprete fora de série, incrível, e pensamos que Noemi daria muito mais à Eurovisão que Francesca Michielin e o seu tema darão, por não marcarem pela diferença. 

Pontuação: 10 pontos




THEO – BECAUSE OF YOU
5º lugar no Die Entscheidungsshow 2016

Música: "Because of You" apresenta-se como uma canção bastante calma, dentro das tradicionais baladas que se vão apresentando no Festival Eurovisão da Canção 2016. É uma canção fraca e pouco chamativa. Contudo, temos que admitir que o seu refrão apresenta alguma força, no entanto pensamos que não seja suficiente para conquistar o público Eurovisivo. Estranhamente, faz-nos lembrar uma cópia dos grandes hits de Ed Sheeran que o próprio Theo interpretou durante a final da Suiça. Desta forma, pensamos que o tema não se destacaria no concurso sendo por isso complicado adquirir um bom resultado.

Apresentação:  O Tema perde neste aspeto. À medida que vamos vendo a performance de Theo, sinto que falta ali algum tipo de dança, falta movimento, faltam bailarinos. É uma atuação bastante simples, onde o palco se encontra quase “vazio” sendo este um dos pontos fracos deste tema.

Comparação com a vencedora:  Theo tem uma boa voz, não podemos negar esse facto, contudo pensamos que em comparação com a canção vencedora, tanto Theo como o tema que este interpreta não teriam qualquer hipótese.

Pontuação: 5 pontos



Vídeos: RadioTelevizioniShqiptar/ MelodiGrandPrix/ EurovisiónEspaña/ NoemiVEVO SRFMusik
24/02/2016

Design feito por:

1 comentário:

  1. O Beltran conseguiria melhor lugar que a Barei? Nunca na vida. Seria uma canção para TOP25. Apesar da performance ao vivo ter sido interessante, a música é fraca. Os votos dos jurados internacionais relacionaram-se com uma estratégia de "votar na pior", foi uma estratégia.
    A Barei vai conseguir surpreender. Acredito-me na força dela e vê-se que a rapariga tem uma força de vontade e uma determinação incríveis e isso terá frutos, decerto.

    ResponderEliminar


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.