ESC 2016: Ucrânia afirma que, caso a Rússia vença, não irá participar na próxima edição


O diretor da radiodifusão nacional ucraniana afirmou que se a Rússia ganhar esta edição do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2016, a Ucrânia não irá participar na edição de 2017.

A Ucrânia e a Rússia são dois dos grandes favoritos para o lugar de vencedor do ESC 2016, Com isto Zurab Alasania, diretor da radiodifusão nacional ucraniana, publicou no seu Facebook a seguinte afirmação: “Se o vencedor for um homem chamado Lazarev, eu penso que no próximo ano a Ucrânia irá recusar participar na competição”.

A Ucrânia está a ser representada pela música “1944” cantada pela cantora ucraniana Jamala. Nesta música é tratado o tema da deportação população Tatar da Crimeia para o centro da Ásia, juntamente com acusações da colaboração da União Soviética com os Nazi durante a Segunda Guerra Mundial. A música de Jamala levantou objectivações nas entidades russas, que afirmam que isto é um ataque direto ao Kremlin. No entanto a cantora afirma que a música “1944” não tem nada a ver com a situação da Crimeia, é apenas uma música em que fala sobre a família da mesma que sofreu deportações. 

Mas um facto interessante é que mesmo depois das afirmações anteriores, a música tem feito reagir vários sentimentos nos vários fãs de Jamala, que estão furiosos com a situação da Crimeia que esperam que a mesma ganhe apenas como forma de protesto. Segundo Emine Ziyatdinova, jornalista e artista Tatar, esta música é apenas um protesto do que se está a passar na Crimeia dizendo: “Eu estive agora na Crimeia. As pessoas usam a música como toque. É uma forma de protesto do que se está a passar.” e ainda “Quando ouvi a música, simplesmente chorei”.

Ambos os países irão participar na Grande Final, que se decorrerá no próximo dia 12 de maio.


Oiça novamente a música “1944” de Jamala:


Fontes/Imagem: eurovoix.com e pri.org/Video: Eurovision Song Contest
13/05/2016

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.