E Foi Por Pouco... 5 - Mirela, Holly Brewer, Nadya, Alessio Bernabei e Charlotte Perrelli



MIRELA – "CONTIGO"
2º Lugar no Objectivo Euróvision 2017

Música: Esta música tem tudo: o ritmo, a forma de atuação, e o idioma complementam-se de forma plena, fazendo com que nasça um tema perfeito para o Festival Eurovisão da Canção, e que com com certeza conquistaria os coração do público europeu.

Apresentação: Nesta atuação só se consegue encontrar um defeito, no momento inicial, o bailarina não imita muito bem que está a tocar guitarra. À parte disso, revela ser uma performance perfeita, cheia de dança, interação com o público, bom uso de luzes e fundos.


Comparação com a vencedora: Nem se compara, o tema de Mirela conseguira de certo uma maior pontuação no certame europeu.

Pontuação: 12 pontos




HOLLY BREWER – "WISH I LOVED YOU MORE"
Finalista no Eurovision: You Decide

Música: “Whis I Loved You More” é uma balada poderosa, que vai em crescendo até arrebentar no final. Além disto, é uma música bastante comercial, demasiado radiofriendly, que se podia ouvir facilmente por outro artista famoso em qualquer parte do mundo. Talvez peque um pouco por corresponder aos modos tradicionais de como se compõe uma música, mas não deixe de ter uma qualidade inegável. A letra também está bem construída, com os versos exactos nos sítios certos.

Apresentação: Holly Brewer apresentou-se impecavelmente, com um visual muito tradicional mas comum neste género de música. O importante a apontar aqui é mesmo o poder vocal que detém: foi, sem dúvida alguma, a melhor voz da final britânica, e chegou até a arrepiar os pêlos do corpo com o final da música. A música pode ser bastante boa, mas, de facto, ganha muitíssimo mais importância com a maneira que Holly Brewer a trabalha.

Comparação com a vencedora: “Never Give Up On You” foi uma justíssima vencedora, com uma grande cantora a interpretar o tema brilhantemente e com uma excelente composição da fantástica Emmelie de Forest. No entanto, o Reino Unido não ficava mal servido também se Holly Brewer o representasse. Talvez fosse uma proposta demasiado segura para o Reino Unido, mas sinceramente é o que país precisa na competição – nos últimos tempos tem ousado demais!

Pontuação: 8 pontos




NADYA – “THE FIRE IN THE SKY”
2º Lugar no Die Entscheidungsshow 2017

Música: “The Fire In The Sky” apresenta um instrumental muito à 007, chega mesmo até lembrar algumas composições de Adele, com uma qualidade brutal e que faria toda a diferença numa Eurovisão tão virada para as grandes baladas e up-tempos. Além disso, o final da música estava tão bem construído, que chamava a atenção de qualquer telespectador para a proposta que o país estava a apresentar. Uma pena não ter ganho tamanha qualidade…

Apresentação: Sem dúvida alguma que foi a melhor apresentação da final suíça. A maneira como Nadya comunica com as câmaras, a garra que transmite ao interpretar um tema tão contemporâneo como “The Fire In The Sky”, o vocal do final da canção que faz qualquer um prestar atenção à qualidade inegável que esta proposta tem, é de louvar. É ótimo, de facto, ver que existe tantos bons intérpretes a tentar a sua sorte nas eliminatórias europeias para a Eurovisão!

Comparação com a vencedora: “Apollo” de Timbelle enquadra-se facilmente no tipo de músicas que são apresentadas na Eurovisão por ser comercial, no entanto não marca pela diferença. Apesar de não ser uma proposta genial, “The Fire In The Sky” poderia chamar um público mais adulto, que preste mais atenção à qualidade e à contemporaneidade de uma canção – e, assim, quem sabe, conseguir uma vaga na final eurovisiva.

Pontuação: 7 pontos




ALESSIO BERNABEI - "NEL MEZZO DI UN APPLAUSO"
15º lugar no Sanremo 2017

Música: "Nel Mezzo di un Applauso" é uma música que tem tudo o que se pode pedir. Fica no ouvido, o refrão é muito fácil de decorar, até para quem não fala italiano, sem dúvida que consegue cantarolar algumas das frases. A letra tem também um significado lindíssimo, celebra todo o tipo de emoções, incentiva a viver os amores inesperados da vida, e remete para o encontro da felicidade, que será encontrada quando menos se espera, tal como diz numa frase da música "Se vuoi incontrarmi, cercami nell'imprevisto.", que se traduz para, "Se me queres encontrar, procura-me quando menos me esperas."

Apresentação: Foi uma apresentação bastante apelativa sendo que a presença de Alessio é bastante imponente. O cantor não é novidade do palco do Sanremo, é a terceira vez que participa, pelo que já tem um à vontade que se fez notar durante a sua apresentação. Na primeira vez que Alessio atuou, falhou um pouco as notas, mas na final, conseguiu melhorar e arrasar por completo, merecendo, sem dúvida, un applauso.

Comparação com o vencedor: Occidentali's Karma é uma música diferente, divertida e para quem percebe italiano, ou já viu a tradução, trata-se de algo com bastante significado, que se juntou à magnífica atuação de Francesco Gabbani. Apesar de que se Itália fosse representada por Alessio, iria ficar muito bem, este ano, Gabbani sem dúvida foi o merecedor do bilhete para a Eurovisão.

Pontuação: 8 pontos






CHARLOTTE PERRELLI – "WISH I LOVED YOU MORE"
3º lugar no Melodifestivalen 2017

Música: As baladas costumam ser uma grande aposta para o Festival Eurovisão da Canção, e geralmente, costumam ter sempre grandes resultados. Contudo, este tema é aborrecido, o facto de não ter grande ritmo, de ser cantado na vida materna e da voz na intérprete não ser muito cativante, faz com que o mesmo fique aborrecido e caia facilmente no esquecimento.

Apresentação: Apesar de simples, adequa-se bastante ao tema e à sua interpretação, sendo um dos pontos positivos desta performance.

Comparação com os apurados: Comparando com os temas que foram apurados para as restantes eliminatórias, podemos dizer que o tema de Charlotte não se destaca, fazendo com que o público apenas valorize a participação de Charlotte por esta ter representado o país no Festival de 2008.

Pontuação: 5 pontos


Vídeos: RTVE. es, SRF Musik, BBC, Warner Music Italy, Melodifestivalen e BBC

Sem comentários


Não é permitido:

. Publicar comentários de teor comercial ou enviar spam;

. Publicar ou divulgar conteúdo pornográfico;

. O uso de linguagem ofensiva ou racista, ou a publicação de conteúdo calunioso, abusivo, fraudulento ou que invada a privacidade de outrem;

. Desrespeitar o trabalho realizado pelos colaboradores do presente blogue ou os comentários de outros utilizadores do mesmo - por tal subentende-se, criticar destrutivamente ou satirizar as publicações;

. Divulgar informações sobre atividades ilegais ou que incitem o crime.

Reserva-se o direito de não serem publicados comentários que desrespeitem estas regras.

Com tecnologia do Blogger.